Libertar-te do peso de agradar aos outros começa muito cedo na vida. Desde crianças, procuramos a validação e aceitação por parte dos outros, o que nos leva muitas vezes a carregar o peso de agradar aos outros. Além disso, criamos expectativas e preocupamo-nos mais com o que esperam de nós e não com aquilo que realmente desejamos. Então, com o tempo, esta necessidade de agradar transforma-se em padrões inconscientes que nos bloqueiam o poder pessoal e nos impedem de nos expressarmos de forma autêntica.
Libertares-te do peso de agradar aos outros é um dos passos mais importantes para viveres com Autenticidade e Abundância… É um ato de coragem, mas também de profunda conexão com quem realmente somos.
Alfred Adler e a importância de ser fiel a si mesmo
Alfred Adler, um dos grandes nomes da psicanálise, defendia que a verdadeira realização pessoal acontece quando conseguimos “tornar-nos quem somos”. No entanto, como fazer isso num mundo que tanto espera de nós? Como sermos fiéis à nossa essência, mesmo diante das expectativas alheias?
Portanto, a verdade é que muito do que nos limita vem das relações que temos com os outros. Somos constantemente impactados, para o bem ou para o mal, pelas opiniões e julgamentos alheios. No entanto, nunca conseguiremos agradar a todos – e não precisamos!
O nosso maior compromisso deve ser connosco mesmos: viver alinhados com a nossa essência, com o nosso propósito. Aliás, quando vivemos de acordo com a nossa verdade, a autenticidade floresce. Mas quem realmente te ama deseja ver-te livre, crescendo e florescendo, não preso ao esforço constante de agradar.
Aprende a escutar a tua alma e resgata a tua voz. Dessa forma, começa a recordar-te de quem realmente És e vieste Ser!
Proponho-te dois exercícios:
Em primeiro lugar, uma Viagem à Criança Interior: Imagina que tens 8 anos outra vez.
- O que é que gostavas de fazer nessa altura antes de todas essas camadas que habitam em ti?
- Quais eram os teus sonhos?
- Escreve uma lista do que ainda gostavas de fazer nesta Vida como se fosses essa criança de 8 anos.
- Permite-te sonhar sem as condições ou os limites de hoje. Resgata os fragmentos que ressoarem contigo e integra-os em ti.
Uma Visão do Futuro: Imagina a Vida Plena e Sábia aos 95 anos.
Imagina que estás a olhar pela janela e a recordar com carinho as memórias desta vida terrena.
- Viveste por e para Ti? Ou percebeste que viveste por e para os outros?
- Foste fiel a ti mesma(o)? Ou anulaste-te para caber nas caixas que não eram tuas?
- Escreve uma lista do que deixaste por fazer e dos teus maiores arrependimentos como se fosses essa pessoa de 95 anos. Depois, regressa ao teu Eu de hoje e recorda-te que ainda estás a tempo de Viver tudo o que sempre sonhaste!
Escolhe respeitar a tua verdade, o teu caminho, e aprende que a liberdade começa quando deixamos de viver para corresponder às expectativas externas. Ser autêntico é um presente, para ti e para o mundo.
Mentaliza 6 vezes: “Está tudo bem ser quem eu sou.”
Com Amor ❤
Ana Pedroso | Transformando Vidas pelo Mundo 🌍
https://www.instagram.com/p/DEmePTRt5-y